Páginas

quinta-feira, 3 de julho de 2014

A Técnica do Emboss: Relevo Quente

O Que é Técnica Emboss?

A Técnica Emboss ainda não é muito difundida, mas trata-se apenas de uma forma de fazer carimbos nas páginas do scrapbook com relevo. Com o material certo é bem fácil de fazer e você não encontrará problemas em trabalhar essa técnica em casa mesmo.
Essa técnica pode ser utilizada tanto para criar elementos decorativos com carimbos como flores e demais objetos como também para dar destaque a títulos nas páginas entre outras funções. Na verdade, depois que você conhece essa técnica e aprende como fazê-la em casa perceberá que pode utilizá-la de várias formas bem legais.




O Que Precisa?

Os materiais da Técnica Emboss ou Relevo Quente podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas em scrapbook e também em algumas papelarias. Veja a lista abaixo:
  • Carimbo (escolha a figura que desejar)
  • Carimbeira de Secagem Lenta (a dica é escolher a carimbeira da Versamark, porém, no caso de não encontrar pode optar também pelas quadradinhas convencionais)
  • Pó para Emboss (trata-se de um pó bem fininho branco, basta pedir como pó para emboss na loja)
  • Aquecedor de Emboss (um pequeno aquecedor projetado especialmente para a realização do relevo quente).





Como Fazer?

Antes de começarmos é interessante que você forre o espaço em que fará o trabalho para evitar eventuais sujeiras com o pó. Também é bom estar num local próximo a uma tomada para poder ligar o aquecedor de emboss. Esteja com o material todo próximo a você, pois durante a aplicação da técnica não é bom parar para buscar algo.
Passo 1
Escolha o papel em que você fará o carimbo. Lembrando que não é necessário fazer direto na folha do scrapbook, pois o mais legal é poder recortar depois de a figura pronta e colá-la a página com as fotos. Dê preferência para os papéis mais escuros para que o carimbo apareça bem.
Passo 2
Nesse passo você deverá passar o carimbo escolhido por você na carimbeira. Passe bem para garantir que ele pegue bem a tinta para aparecer bem na folha. Aplique o carimbo sobre o papel. É importante pressionar bem contra a folha para garantir que o desenho do carimbo saia como um todo na folha em questão.
Passo 3
O passo seguinte é jogar o pó de emboss sobre a região carimbada. Pode jogar bastante, no caso de ter jogado demais pode e deve retirar o excesso.
Dica: É importante que o pó de emboss seja suficiente apenas para formar o desenho do carimbo. Cuide também para não ter falhas do pó sobre o desenho. Essa camada de pó que fica sobre o desenho será posteriormente aquecida e formará o relevo.
Passo 4
Esse é o momento de usar o aquecedor emboss, se você nunca usou um desses não se assuste com o barulho. Parece um secador de cabelos, somente um pouco menor. Aliás, a aplicação é feita como um secador, basta que você posicione o aparelho sobre o carimbo com o pó de emboss e aqueça a região.
Dica: Deixe o aquecedor bem próximo do papel para que o efeito bem visível depois de terminar. Movimente bem o aparelho para que ele derreta o pó por igual sobre o desenho do carimbo. Conforme o aquecimento vai trabalhando você vai percebendo o aparecimento de um certo relevo.
Depois de realizar esses passos você terá uma bela imagem em relevo para usar em seus scraopbooks.
LEMBRANDO QUE VOCÊ PODE UTILIZAR ESSA TÉCNICA EM SUAS CAIXAS DE MDF, DANDO UM TOQUE ESPECIAL NELAS:










Nenhum comentário:

Postar um comentário